CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DOS ASPECTOS DEÔNTICOS PELOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

  • Gilmara Oliveira Cavalcante Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Bertran Gonçalves Coutinho Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Lays Anorina de Carvalho Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Paula Cristina Paiva Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Luciene Sousa Pontes Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

Conhecer e seguir o código de ética da fisioterapia torna-se fundamental para as relações durante o exercício da profissão. O objetivo foi investigar o conhecimento sobre os deveres do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia (CEDF) que os acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia possuem. Os conceitos utilizados abordam temas sobre a relação da ética e a profissão, como também informações sobre o CEDF. A pesquisa deu-se por meio de um questionário autoaplicável, contendo 19 questões, em que foram respondidas pelos acadêmicos do 9º e 10º períodos do curso de fisioterapia das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas de Campina Grande, PB. 238 acadêmicos matriculados, 140 responderam ao questionário (59%). A média de acertos sobre os deveres do CEDF foi de 6 acertos por aluno das 9 questões que abordavam o tema. Observou-se nítido conhecimento para as questões sobre: cumprimentos dos parâmetros assistenciais; aprimoramento profissional; prescrição de medicamento e oferta dos serviços normatizados pelo COFFITO e desconhecimento de 84,29% para a questão referente ao atendimento domiciliar. Conclui-se que os acadêmicos apresentam conhecimento sobre os deveres do código de ética, mesmo que não suficientemente. Palavras-chave: Bioética. Teoria Ética. Ensino. Fisioterapia. Conhecimento.
Publicado
2019-01-28
Seção
Artigos