CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DOS ASPECTOS DEÔNTICOS PELOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA
Gilmara Oliveira Cavalcante
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Bertran Gonçalves Coutinho
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Lays Anorina de Carvalho
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Paula Cristina Paiva
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Luciene Sousa Pontes
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
Conhecer e seguir o código de ética da fisioterapia torna-se fundamental para as relações durante o exercício da profissão. O objetivo foi investigar o conhecimento sobre os deveres do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia (CEDF) que os acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia possuem. Os conceitos utilizados abordam temas sobre a relação da ética e a profissão, como também informações sobre o CEDF. A pesquisa deu-se por meio de um questionário autoaplicável, contendo 19 questões, em que foram respondidas pelos acadêmicos do 9º e 10º períodos do curso de fisioterapia das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas de Campina Grande, PB. 238 acadêmicos matriculados, 140 responderam ao questionário (59%). A média de acertos sobre os deveres do CEDF foi de 6 acertos por aluno das 9 questões que abordavam o tema. Observou-se nítido conhecimento para as questões sobre: cumprimentos dos parâmetros assistenciais; aprimoramento profissional; prescrição de medicamento e oferta dos serviços normatizados pelo COFFITO e desconhecimento de 84,29% para a questão referente ao atendimento domiciliar. Conclui-se que os acadêmicos apresentam conhecimento sobre os deveres do código de ética, mesmo que não suficientemente. Palavras-chave: Bioética. Teoria Ética. Ensino. Fisioterapia. Conhecimento.