Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. A revista Campo do Saber aceita para publicação propostas de Artigos à área de Educação e Ciências Humanas. Os trabalhos devem ser enviados apenas eletronicamente, e cujo(s) autores(as) seja(m) graduando(a), mestre ou mestrando(a), doutor(a) e/ou doutorando(a);
  2. NÃO SERÃO ACEITAS propostas de artigos contendo mais de 3 (três) autores(as);
  3. Só serão aceitas propostas enviadas diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais;
  4. A proposta de publicação de Artigo deve ser enviada com dois (2) arquivos distintos, usando obrigatoriamente o arquivo modelo disponível para download AQUI. O arquivo principal deve conter título (obrigatório), autoria (com nota de rodapé informando minibiografia, e-mail de contato e se o trabalho recebe financiamento); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, seguido do texto do Artigo e as referências finais e fontes. Este arquivo deve ser identificado com o último sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas (exemplo: “SOBRENOME_artigo_completo.docx” ou “SOBRENOME1-SOBRENOME2_artigo_completo.docx”);
  5. O segundo arquivo não deverá, de maneira alguma, incluir as informações de autoria. O arquivo deverá ser salvo como documento SEM identificação. O documento será nomeado apenas como "SEM identificação".

MODELO DE ARTIGO A SER SUBMETIDO 

Formatação geral

O artigo completo deve conter no mínimo 15 (quinze) páginas e não deve exceder 25 (vinte cinco) páginas. O mesmo deve ter a seguinte estrutura: resumo, abstract, introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências.

Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas de 1,5 e entrada de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm.

Ilustrações, tabelas e gráficos: Procure tratar imagens e tabelas para que estas não deixem seu arquivo muito grande. Qualquer ilustração deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos de travessão e do respectivo título. Após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção própria do autor) conforme a ABNT 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Margens: As margens (superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3cm e lateral direita 2 cm). O tamanho de página deve ser A4.

O artigo deve ser escrito no programa Word for Windows, em versão 7.0 ou superior. O título do artigo e o subtítulo (se houver) diferenciados tipograficamente ou separado por dois pontos.  Deve ser em fonte Times New Roman 12, centralizado, negrito, caixa alta. Os dados dos autores no tamanho 12. Para o resumo e as palavras-chave o tamanho da letra é 12.

Títulos das sessões: Os títulos das sessões devem ser posicionados à esquerda numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12. As Seções e os subtítulos das seções devem ser tipograficamente organizadas assim: 1 NEGRITO E CAIXA ALTA; 1.1 CAIXA ALTA; 1.1.1 Negrito e caixa baixa; 1.1.1.1 Itálico e caixa baixa; 1.1.1.1.1 Caixa baixa e sem ênfase. Não coloque ponto final nos títulos. 

Citações e formatação das referências: De acordo com Fulano (2008), citar corretamente a literatura é muito importante. Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula (FULANO, 2008). Citações diretas devem ter autoria, ano e página. Citações indiretas autoria e ano. Citações diretas com até três linhas devem ficar dentro do corpo do texto entre aspas. Citações diretas com mais de três linhas devem ser separada do texto, com tamanho de fonte menor (10 ou 11), sem espaçamento entre linhas, com recuo de 4cm, sem aspas. Ao adotar um tamanho de fonte para as citações com recuo, todas as citações com recuo no texto devem ter o mesmo tamanho de fonte.

Estrutura do artigo

Titulo – no idioma do documento (obrigatório)

Nomes dos autores: o nome do autor deverá ser inserido de forma direta: Prenome (não pode ser abreviado) e sobrenome. Para mais de um autor, os nomes podem ser grafados na mesma linha, separados por vírgula, ou em linhas distintas. Com vinculação acadêmica/corporativa e endereço eletrônico de contato na nota de rodapé (ABNT 6022:2018)

Resumo: 
O resumo deve conter no máximo 250 palavras e no mínimo 100 palavras (ABNT NBR 6028:2021), em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. O resumo deve conter uma breve apresentação do tema, o objetivo, uma síntese da metodologia e uma síntese dos resultados. Deve ser precedido por Palavras-chaves (de 3 a 6 palavras) separadas por ponto e vírgula e finalizada com ponto, grafadas iniciais minúsculas com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. 

Abstract

As mesmas informações do resumo em inglês.

1 INTRODUÇÃO

A introdução inicia-se abaixo do resumo, seguida do corpo do artigo, a fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre linhas 1,5. Nesse item deverá ter uma apresentação ampla do tema,  o objetivo da pesquisa os métodos que nortearam o estudo e  a problematização.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Deve ser elaborada a partir de referenciais que estejam em consonância com o tema. A fundamentação deve ser elaborada a partir de trabalhos científicos.

3 METODOLOGIA

Este item devem conter o tipo de pesquisa, a forma de abordagem, procedimentos e modalidade da pesquisa.

4 RESULTADO E DISCUSSÃO

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dever conter os resultados obtidos durante a pesquisa mediante resposta/solução à problemática e objetivo apresentado inicialmente.

REFERÊNCIAS

Neste item será incluída a bibliografia citada (ABNT 6023).

A ordenação dos itens deve ser alfabética. Na mesma referência utiliza-se espaço simples; entre duas referências, um espaço livre.

a) Nas referências:

Todo o documento citado no texto do trabalho deve ser listado abaixo do título REFERÊNCIAS. Como não se trata de elemento textual, não é numerada.

As referências não são justificadas; são alinhadas pela esquerda.

A maneira de referenciar os documentos também deve obedecer às normas da ABNT 6023. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente. Para elaboração do artigo  deve se utilizar no mínimo 20 referências.

Artigos

Poltica padro de seo