REUSO DE ÁGUA NO CANTEIRO DE OBRA: sustentabilidade, viabilidade e insumos

Autores

  • Cleane Cruz de Araújo Centro Universitário UNIESP
  • Klenya Soraya Araújo de Araújo de Carvalho Centro Universitário UNIESP
  • Pedro Henrique Alves Guedes Ruffo Centro Universitário UNIESP
  • Ricardo Santos de Carvalho Centro Universitário UNIESP
  • Vanessa Leandro de Lucena Leite Centro Universitário UNIESP
  • Marco Aurélio Rodrigues de Melo Centro Universitário UNIESP

Resumo

Por se tratar de um bem natural cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas e cidadãos. Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para melhor aproveitamento desse valioso bem, sendo assim a água de reuso é um bom exemplo de como reaproveitar e evitar o desperdício. O presente trabalho trata de um estudo de caso sobre a reutilização de água em obras da construção civil, e para tanto, realizou-se visita in loco onde se observou a não adoção de técnicas que minimizem o consumo e de meios de reuso de água, com isso foi possível propor medidas capazes de promover a sustentabilidade e consumo racional de água dentro do canteiro de obras.

Palavras-chave: Reuso; Água; Sustentabilidade.

Referências

ALMEIDA, M. E. P.; MOREIRA, M. D. D.; COSTA, R. F.; CANTÍDIO, M. C. M. Reúso de água em edificações como alternativa para a obtenção de certificados de sustentabilidade na construção civil. In: 30º CONGRESSO ABES 2019 – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Natal, 2019.

ANA, COMASP, FIESP, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E SINDUSCON SP. Manual Técnico de Uso e Conservação e Reuso da Água em Residenciais. São Paulo, Junho 2005.

ANDRADE NETO, Cícero Onofre de. Aproveitamento imediato da água de chuva. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, v. 1, n. 1, p. 73-86, 2013. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/gesta/article/view/7106> . Acesso em: 24 mar. 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15527/2007: Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. Rio de Janeiro, 2007.

BRASILEIRO, L. L; MATOS, J. M. E. Revisão bibliográfica: reutilização de resíduos da construção e demolição na indústria da construção civil. Cerâmica vol.61 no.358, ISSN 0366-6913On-line version ISSN 1678-4553, 2015.

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB). Reúso de água. 2014. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais/39-Reúso-de-%C3%81gua . Acesso em julho de 2014.

COSTA FILHO. E.; SILVA, R.S. Avaliação do consumo de água em canteiros de obra da região metropolitana do recife. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada. Volume 2, Número 1, 2016.

DARDENGO, B. C. Vantagens e Impactos de Certificações Ambientais para a Construção Civil. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola Politécnica, 2017. xii, 81 f: il.; 29,7 cm.

GIACCHINI, M. Uso e Reúso da Água. Série de Cadernos Técnicos. CREA-PR, 2011.

MANCUSO, Pedro Caetano S.; SANTOS, Hilton F. dos. Reúso de água. Barueri: Manole: 2003.

MARQUES, Cristian T.; GOMES, Bárbara Maria F.; BRANDLI, Luciana L. Consumo de água e energia em canteiro de obra: um estudo de caso do diagnóstico a ações visando à sustentabilidade. Scielo. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400079> acesso em: agosto 2020.

MELO JÚNIOR, A. S.; RIBEIRO, K. A.; PEREIRA, C. D.; CARLOS, M. A. M.; REIS, N. P. R. Análise do padrão de qualidade para reuso de água em canteiro de obras. Inovae. Disponível em: <http://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/inovae/article/view/1855.> acesso em: agosto 2020.

OLIVEIRA, L. H.; GONÇALVES, O. M. Metodologia Para a Implantação de Programa de Uso Racional de Água em Edifícios. São Paulo, 1999. Boletim Técnico PCC/247.

PEIXOTO, Maria L. C. Avaliação da gestão dos recursos hídricos: impactos da Lei Federal 9.433/97. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2004.

PEREIRA, Ederson. Avaliação do uso e consumo de água na construção civil. In: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ– UFPR, Campo Mourão, 2008.

SILVEIRA, B. Q. Reuso da água em edificações residenciais. 2008. 44 p. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG.

ZEULE, L. O.; SERRA, S. M. B. Análise das práticas de sustentabilidade no uso racional da água em canteiro de obras. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO – ENTAC, Maceió, 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Edição

Seção

Artigos