ODONTOLOGIA HOSPITALAR: UMA REALIDADE NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Erika Lira de Oliveira Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Gloria Maria Pimenta Cabral Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Anna Karyna Fernandes de Carvalho Galvão Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Cristiane Araújo Maia Silva Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Fernanda de Araújo Trigueiro Campos Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Michely Patrick Farina Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

A Odontologia Hospitalar (OH) é uma área nova e desconhecida pela maioria dos cirurgiões-dentistas e discentes, é um campo de atuação em expansão e recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar está relacionada ao atendimento odontológico o qual contribui para a recuperação dos pacientes hospitalizados por problemas sistêmicos, porém, durante o curso de graduação o cirurgião-dentista não é preparado para atuar neste ambiente. Com isso, surgiu a necessidade de profissionais capacitados no atendimento em ambiente hospitalar com um caráter generalista, realizando atuação preventiva, paliativa e curativa de doenças presentes no ambiente bucal. O estágio supervisionado em ambiente hospitalar é um desafio a ser superado, pois trata-se de uma proposta nova e transformadora, visto que os estágios só aconteciam em Unidades Básicas de Saúde e em Centros de Especialidades Odontológicas, abrangendo a atenção primária e média complexidade dos atendimentos à população que utiliza o Sistema Único de Saúde. A construção de novas práticas de cuidado pressupõe um novo olhar para atuação do profissional da área de Odontologia. O nosso relato de experiência tem como objetivo mostrar a importância do conhecimento e viabilidade para atuação dos alunos de graduação na alta complexidade, que abrange o atendimento aos pacientes em unidades hospitalares, buscando repensar a forma com que os Estágios Extramuros são realizados na grande maioria das universidades do Brasil. É uma nova prática pedagógica, com potencial para se alcançar um perfil profissional com consciência crítica e capacidade de compreender a real condição do nosso paciente e intervir sobre ela, requerendo cuidados redobrados com a saúde bucal, pois o comprometimento dela poderá influenciar no controle sistêmico de muitas patologias.

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Publicado

2018-04-30

Edição

Seção

Artigos