REPRESENTAÇÃO DA SÍNDROME DE DOWN NA PROPAGANDA:

TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS NA PUBLICIDADE AO LONGO DOS ANOS

Autores

  • Maria Wilma Pinto Vasconcelos
  • Gabriela Pinto Vasconcelos Centro Universitário UNIESP
  • Geovanna Adya Cordeiro Dantas Centro Universitário UNIESP
  • Daniel Vitor da Silveira da Costa Centro Universitário UNIESP
  • Marcelo Fernandes de Sousa Centro Universitário UNIESP
  • Luciano de Santana Medeiros Centro Universitário UNIESP

Resumo

Este artigo investiga a representação da Síndrome de Down na publicidade, analisando a
evolução das narrativas desde a década de 1980 até 2024. O estudo explora como a percepção
social e os marcos legislativos influenciaram a transição de retratos estigmatizados para
abordagens inclusivas, que promovem diversidade e empatia. A análise comparativa de
campanhas icônicas revela transformações na publicidade e seu impacto na desconstrução de
estereótipos. Baseado em revisão bibliográfica, o trabalho discute como essas mudanças
influenciam o setor publicitário e a sociedade, incentivando maior representatividade de
pessoas com deficiência.


PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down; Inclusão; Publicidade.

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Publicado

2025-02-12

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Seção

Artigos