FREE FIRE: GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS/CAMETÁ/PA

Autores

  • Kleiton de Souza Borges Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente A de Língua Inglesa da Faculdade de Linguagem - Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. http://orcid.org/0000-0002-4103-1386
  • Renata Evelym Cota Corrêa Graduada em Licenciatura em Linguagem - Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. http://orcid.org/0000-0003-1015-7696

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência e colaboração da gamificação através do objeto de estudo chamado Free Fire como um jogo móvel online no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. As discussões teóricas acerca deste trabalho abordam assuntos sobre gamificação (KARL KAPP, 2012; MCGONIGAL, 2011), recursos didáticos tecnológicos (MENDONÇA, 2015; ERSTAD, 2005) e jogos digitais (NASCIMENTO, 2008; GEE, 2003). A pesquisa é estudo de caso, de caráter exploratório e de cunho quanti-qualitativa, que ocorreu em uma escola do ensino fundamental do Baixo Tocantins, no município de Cametá. Para obter a coleta de dados, foi utilizado um questionário misto, o qual foi respondido individualmente, bem como os relatos das experiências dos alunos durante nosso encontro, falando sobre a pesquisa, o qual utilizamos bloco de notas para anotações. Os resultados mostraram o engajamento que o Free Fire conseguiu trazer de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Por meio dos relatos e do questionário misto, os alunos destacaram sua melhora em relação às habilidades linguísticas, tais como; a leitura, a escrita e a fala. Além disso, os educandos defendem a questão que os jogos podem estimulá-los a aprenderem inconscientemente, motivando-os durante seu processo de aprendizagem. Assim, é preciso levar em consideração as oportunidades que os recursos tecnológicos, bem como os jogos digitais, podem nos oferecer para contribuir com a atuação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.

Palavras-chave: gamificação; Free Fire; jogos digitais; recursos tecnológicos; ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Kleiton de Souza Borges, Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente A de Língua Inglesa da Faculdade de Linguagem - Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Tendo interesse na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa e tecnologias, possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Faculdade Pan Amazônica (2006-2010) e graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2010-2015). É mestre em Letras em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFPA, campus Belém (2016-2018). É especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019-2021) e atualmente é aluno especialista do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) (2021). Atuou como Professor Substituto do Magistério Superior de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas da Faculdade de Letras (FALE) da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Soure (2017-2019) e foi vice coordenador do projeto de extensão dos Cursos Livres, intitulado Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras (PROELE) do mesmo campus. Atualmente é professor substituto Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras Língua Inglesa, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Atua como professor de língua inglesa e auxiliar de secretaria e suporte técnico em informática dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) da UFPA, do Campus de Belém e como Avaliador e Aplicador do Exame Nacional CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), posto aplicador da UFPA, do Campus de Belém. Possui experiência como Auxiliar de Técnico e Assistente de Gestão em Turismo pela PARATUR (Companhia Paraense de Turismo). Tem experiência como professor no ensino fundamental II e curso pré-vestibular. Possui conhecimentos em informática, manutenção de computadores, técnicas de cerimonial e protocolo, técnicas de atendimento ao público, experiência como voluntariado em comissões de eventos e participação em projetos de pesquisa e extensão.

Áreas de interesse: Ensino e aprendizagem de línguas; tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas; motivação e autonomia no ensino e aprendizagem de línguas.

Renata Evelym Cota Corrêa, Graduada em Licenciatura em Linguagem - Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará(2022). Tem experiência na área de Letras.

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Publicado

2023-05-26

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Artigos