FREE FIRE: GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS/CAMETÁ/PA
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a influência e colaboração da gamificação através do objeto de estudo chamado Free Fire como um jogo móvel online no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. As discussões teóricas acerca deste trabalho abordam assuntos sobre gamificação (KARL KAPP, 2012; MCGONIGAL, 2011), recursos didáticos tecnológicos (MENDONÇA, 2015; ERSTAD, 2005) e jogos digitais (NASCIMENTO, 2008; GEE, 2003). A pesquisa é estudo de caso, de caráter exploratório e de cunho quanti-qualitativa, que ocorreu em uma escola do ensino fundamental do Baixo Tocantins, no município de Cametá. Para obter a coleta de dados, foi utilizado um questionário misto, o qual foi respondido individualmente, bem como os relatos das experiências dos alunos durante nosso encontro, falando sobre a pesquisa, o qual utilizamos bloco de notas para anotações. Os resultados mostraram o engajamento que o Free Fire conseguiu trazer de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Por meio dos relatos e do questionário misto, os alunos destacaram sua melhora em relação às habilidades linguísticas, tais como; a leitura, a escrita e a fala. Além disso, os educandos defendem a questão que os jogos podem estimulá-los a aprenderem inconscientemente, motivando-os durante seu processo de aprendizagem. Assim, é preciso levar em consideração as oportunidades que os recursos tecnológicos, bem como os jogos digitais, podem nos oferecer para contribuir com a atuação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.
Palavras-chave: gamificação; Free Fire; jogos digitais; recursos tecnológicos; ensino-aprendizagem.
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