ASPECTOS DO PÚBLICO E PERCALÇOS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos antes de receber esse nome, já existia em nosso país desde o período colonial para fins de alfabetização que teve viés catequético, tecnicista e atualmente mais construtivista e humanista. A relevância do tema consiste na abordagem da EJA no ponto de vista do estudante, ou seja, quais são os obstáculos vivenciados até que se consiga manter interesse e progredir com êxito nos estudos e possibilitando um futuro melhor ou, pelo menos, um presente mais digno. Objetiva-se compreender quais são o público alvo e percalços que o estudante de EJA vivencia dentro e fora da sala de aula, apesar dos inúmeros investimentos e incentivos para permanência dos mesmos nessa modalidade. A metodologia utilizada para o presente trabalho é a pesquisa bibliográfica qualitativa, adquirida através de artigos científicos, livros de teóricos da área, vídeos de entrevistas com docentes e discentes disponibilizados no Youtube, diálogos com docentes de EJA das redes municipal e estadual para atualizações de dados da modalidade. Os resultados mostram a modalidade ainda tem contribuições a oferecer aos interessados que querem retornar a educação e que é necessária para modificar o panorama de abismo social presente na realidade brasileira, onde os mais abastados estudam no tempo certo e os mais marginalizados estudam quando podem.
Palavras-chave: EJA; Pedagogia; Panorama; Desafios; Público-alvo.
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