ASPECTOS DO PÚBLICO E PERCALÇOS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maria do Socorro Amaro Centro Universitário UNIESP
  • Guaraciane Mendonça de Lima Centro Universitário UNIESP

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos antes de receber esse nome, já existia em nosso país desde o período colonial para fins de alfabetização que teve viés catequético, tecnicista e atualmente mais construtivista e humanista. A relevância do tema consiste na abordagem da EJA no ponto de vista do estudante, ou seja, quais são os obstáculos vivenciados até que se consiga manter interesse e progredir com êxito nos estudos e possibilitando um futuro melhor ou, pelo menos, um presente mais digno. Objetiva-se compreender quais são o público alvo e percalços que o estudante de EJA vivencia dentro e fora da sala de aula, apesar dos inúmeros investimentos e incentivos para permanência dos mesmos nessa modalidade. A metodologia utilizada para o presente trabalho é a pesquisa bibliográfica qualitativa, adquirida através de artigos científicos, livros de teóricos da área, vídeos de entrevistas com docentes e discentes disponibilizados no Youtube, diálogos com docentes de EJA das redes municipal e estadual para atualizações de dados da modalidade. Os resultados mostram a modalidade ainda tem contribuições a oferecer aos interessados que querem retornar a educação e que é necessária para modificar o panorama de abismo social presente na realidade brasileira, onde os mais abastados estudam no tempo certo e os mais marginalizados estudam quando podem.

 

Palavras-chave: EJA; Pedagogia; Panorama; Desafios; Público-alvo.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Amaro, Centro Universitário UNIESP

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIESP.

Guaraciane Mendonça de Lima, Centro Universitário UNIESP

Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Docente do Centro Universitário UNIESP.

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Publicado

2022-12-14

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Artigos