ANÁLISE DOS DESAFIOS DE EMPREENDER NO BRASIL E OS IMPOSTOS COBRADOS AO EMPREENDEDOR: Um estudo de caso em uma empresa paraibana do setor comerciário
Resumo
Este trabalho se insere na temática do empreendedorismo no Brasil, a partir de uma análise sobre as dificuldades de empreender no referido país. O objetivo deste trabalho foi analisar os desafios práticos e tributários enfrentados por uma empresa do ramo comerciário no estado da Paraíba, associando a discussão ao contexto econômico do empreendedorismo no Brasil. Os objetivos específicos delimitados para a pesquisa são: 1) discutir sobre os conceitos que abrangem o empreendedorismo, 2) analisar o perfil do empreendedor brasileiro e as ações de incentivo ou não do governo, e, 3) analisar os desafios práticos de uma empresa localizada no estado da Paraíba, para, em forma de amostragem, construirmos uma discussão sobre o tema com dados empíricos. A metodologia proposta para relização deste estudo, se insere nos procedimentos qualitativos e de amostragem, a partir da compreensão dos autores Godoy (1995) e Malterud (2001). Buscou, com este trabalho, discutir e apresentar, de forma empírica, a realidade de empreender no Brasil, com ênfase nas dificuldades tributárias que se apresentam para o empreendedor.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Tributação; Paraíba; Brasil.
Referências
BAGGIO, Adelar Francisco, & BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. In: Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38, 2014 - ISSN 2359-3539 2. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/viewFile/612/522. Acesso em: 9 de set. 2021.
BRAGA, T. P. A visão do brasileiro acerca do ato de empreender no Brasil: Percepção do grau de dificuldade de se empreender em função de cada componente macroambiental. TCC Graduação. São Paulo, 2018.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 3p. 2005
CNI. ICMS é o tributo mais prejudicial à indústria, dizem empresários. 2019, online. Disponível em <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/icms-e-o-tributo-mais-prejudicial-a-industria-dizem-empresarios/> Acesso em 25/11/2021.
CNT – Código Tributário Nacional. Brasília, 1966.
COELHO, Eduardo Nogueira Lopes. O empreendedorismo no Brasil: Possibilidades, problemas e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasília: UNICEUB, 2009.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1990.
DRUCKER, Peter F. A Nova Era da Administração. São Paulo: Pioneira, 1992.
FERREIRA, F. L.; BANDEIRA, P. O.; GONÇALVES, C. A. Mindset, dificuldades em se empreender e o Potencial Empreendedor: Uma abordagem confirmatória com estudantes graduandos em administração. In: Revista de Ciências da Administração, v.21, n.55, 2019.
FILON, Louis Jacques (1999). Empreendedorismo: Empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. In: Revista de Administração. v. 34 (2), (Abril-Junho), pp. 05-28. Disponível em: Acesso em: 2021 set. 09.
FISCHER, Augusto; NODARI, Tânia M. dos Santos; FEGER, José Elmar; Empreendedorismo: Algumas reflexões quanto às características. In: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v.7, n.1, p. 39-52, 2008. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/race/article/view/378/122. Acesso em: 6 set. 2021.
FURTADO, Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. 10.ed. rev. São Paulo: Paz e Terra. 2000.
G1. Abrir empresa no Brasil é exercício de paciência contra a burocracia. 2017, online. Disponível em <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/11/abrir-empresa-no-brasil-e-exercicio-de-paciencia-contra-burocracia.html> Acesso em 25/11/2021.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, 1995.
HISRICH, R. D.; Peters, M. P.; SHEPERD, D. A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Grupo A, 2014. 9788580553338. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553338/. Acesso em: 9 set. 2021.
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Petrópoles: Vozes, 2018.
LEITE, Emanuel F. Formação de Empreendedores e o papel das Incubadoras. In: Universidade Católica de Pernambuco. In: Anais Iº Encontro Nacional de Empreendedorismo, Florianópolis: UFSC 1999.
MALTERUD, K. Qualitative research: Standards, challenges, and guidelines. S/C: S/E, 2001.
MARTINS, Larissa Paula; VEIGA, Heila Magali da Silva; CORTEZ, Pedro Afonso. Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: estudo qualitativo. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 60-70, jul./dez. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53165/1/2020_art_lpmartinshmsveiga.pdf Acesso em: 29 nov. 2021.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração Para Empreendedores: Fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MIRANDA, M. S. de.; ALTAF, J. G.; TROCCOLI, I. R. Empreender no brasil: um estudo exploratório sobre alguns dos desafios aos jovens. In: Revista FACEF, v.17, n.2, 2014.
MOTA, Juliana Pinheiro. Por Conta Própria Encarte Especial Sua Carreira. In: Revista Veja, pp. 70-72. São Paulo: Abril, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Manual de consultoria empresarial/ conceitos, metodologias, práticas. São Paulo: Atlas, 2007.
PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: Porque você não precisa deixar a empresa para ser um empreendedor. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1989.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico. Editora Nova Cultural LTDA. São Paulo, 1997.
SEBRAE. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 2020a, online. Disponível em <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios,192da538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em 25/11/2021.
SEBRAE. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios - 2ª Edição. 2020b, online. Disponível em <https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Impacto-do-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-2%C2%AAedicao_geral-v4-1.pdf> Acesso em 25/11/2021.
SILVA, J. A. B. da.; SILVA, M. S. V. Análise da evolução do empreendedorismo no brasil no período de 2002 a 2016. In: Revista Estudos e Pesquisas em Administração, v.3, n.2, 2019.
SILVA, L. C. Empreender no Brasil: Da necessidade ao sonho. Fatores históricos, políticos, econômicos e sociais. TCC Pós-Graduação. Brasília: UNICEUB, 2015.
TAJRA, S. F. Empreendedorismo: Conceitos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2019. 9788536531625. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536531625/. Acesso em: 14 set. 2021.
USINAGEM BRASIL. Carga tributária na indústria de transformação é de 45%. 2021, online. Disponível em <http://www.usinagem-brasil.com.br/9422-carga-tributaria-na-industria-de-transformacao-e-de-45/> Acesso em 25/11/2021.