A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DEBATE: DO CONCEITO AO DIAGNÓSTICO
Resumo
Reconhece-se que a Deficiência Intelectual – DI tem sido muito discutida na literatura especializada dos transtornos do neurodesenvolvimento. Contudo, ainda é possível observar muitas ambiguidades conceituais e até equívocos no processo de diagnósticos desse transtorno. Como a DI geralmente surge em idade escolar, é possível que ela seja confundida e classificada erroneamente como sendo um transtorno de aprendizagem. Da mesma maneira, a dificuldade escolar pode ser interpretada de forma equivocada como sendo deficiência intelectual. Neste ensaio toma-se como objetivo discutir os pilares norteadores para o entendimento da DI. Serão apresentados o conceito, a prevalência, a etiologia da deficiência intelectual, bem como a presença de comorbidade nesse grupo. Serão discutidos, de forma mais detalhada, os três critérios essenciais para o estabelecimento do diagnóstico de DI.
Palavras-chave: Deficiência; Cognição; Diagnóstico.
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