UTILIZAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGIA DO BRANDING SENSORIAL
Autores
Bruno Xavier da Silva
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Luciane Albuquerque Sá de Souza
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
O marketing trabalha com a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais e, mais especificamente, o branding sensorial procura despertar os sentidos, com intuito de atingir a memória do consumidor. Com base no exposto, este artigo tem como objetivo geral, analisar como as lojas do Manaíra Shopping estão utilizando a estratégia do marketing olfativo. Além de uma pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo, cujo objeto principal de pesquisa foi representado por todas as lojas do Manaíra Shopping, exceto as do ramo alimentício. A conclusão geral dessa pesquisa apontou três perspectivas: a primeira é que a maioria das lojas não utiliza a estratégia do marketing olfativo; a segunda perspectiva é que as poucas lojas que utilizam algum tipo de aromatizante na loja executam isso de maneira inadequada em relação à estratégia do marketing olfativo, banalizando o termo. Já a última perspectiva foi de longe a mais satisfatória, ao se constatar que a loja na qual foi aplicada a entrevista, no caso a mmartan, realmente investe nesta estratégia, sabendo que isto tem um retorno para ela, não só de valor de marca, mas também um retorno de vendas, que vem atrelado à fidelidade dos consumidores.