SÍNDROME DE BURNOUT: OS EFEITOS NOS VENDEDORES DE UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS

Autores

  • Eduardo Ferreira Chagas Centro Universitário UNIESP
  • Márcia de Albuquerque Alves Centro Universitário UNIESP

Resumo

O presente estudo de caso visa esclarecer e avaliar os efeitos da Síndrome de Burnout em vendedores de diversos setores de uma concessionária de veículo, por se tratar de uma empresa do ramo automotivo com diversos setores que juntos abrangem áreas afins. A fundamentação teórica baseia-se em estudos sobre a síndrome que tem o esgotamento profissional como um dos seus fatores predominantes, após descrição e embasamento teórico, para identificar os efeitos da síndrome, foi aplicado um questionário com um quantitativo de 13 vendedores de uma concessionária de veículos, sendo 7 homens e 6 mulheres de diversos setores de vendas. A análise ocorreu de forma quantitativa, os dados foram coletados e os percentuais analisados de acordo com índice de sintomas, através de questionário feito pelo autor do presente estudo baseando-se no Maslach Burnout Inventory (MBI-GS). Os resultados verificados com o universo de entrevistados mostraram que a Síndrome de Burnout se apresenta sim, em estágios iniciais em um quantitativo da amostra, porém com índices controláveis, os entrevistados estão realizados profissionalmente, no entanto em pequena escala apresentam características de exaustão emocional.

Palavras-chave: Burnout. Efeitos. Esgotamento Profissional.

 

Biografia do Autor

Eduardo Ferreira Chagas, Centro Universitário UNIESP

Especialista em Gestão de Pessoas. Administrador

Márcia de Albuquerque Alves, Centro Universitário UNIESP

Mestra em História na Universidade Federal da Paraíba. Editora Assistente da Editora UNIESP. Professora no Centro Universitário UNIESP. Professora Substituta da Universidade EStadual da Paraíba – UEPB.

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Publicado

2021-06-07

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Artigos