ESTUDO E VIABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO POR MEIO DE UM PLANO DE NEGÓCIO

Autores

  • Alda Rafaella S. Oliveira Centro Universitário UNIESP
  • Ana Paula Ribeiro de Hollanda Leite Centro Universitário UNIESP

Resumo

É de conhecimento geral, que em um mundo globalizado, que tudo tem se renovado e atualizado, as mudanças tecnológicas são um exemplo claro. Diante do cenário atual, é necessário a aparição de novos empreendimentos que acompanhe essa filosofia atual de auto renovação evitando o desgaste inicial comum em novas empresas por falta de uma análise prévia do negócio em si e do seu mercado vigente. Deste modo, a elaboração de um plano de negócio torna-se uma ferramenta essencial. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade de abertura de uma empresa de Semijoias na cidade de Guarabira- PB. Quanto aos procedimentos de pesquisa, este se caracteriza como bibliográfica descritiva que toma forma como método de construção hipotético dedutivo, pois se trata de uma futura empresa que ainda não foi implementada. Através da elaboração do plano de negócio verificou-se a viabilidade da Alda Tavares Semijóias em razão de ser um empreendimento inovador que, através da ferramenta, notou-se a boa rentabilidade, lucratividade e curto período para o retorno do investimento inicial.

Palavras-Chaves: Plano de negócio. Empreendimento. Viabilidade.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico.

ed. São Paulo: Atlas, 2005.

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: conceitos e definições. Rev. De Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38, 2014 - ISSN 2359-3539.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2006.

DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: empreender como opção de Carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em Negócios. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em Negócios. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

FOLLE, Jaime. Empreendedores de sucesso: como os empreendedores constroem suas fortunas. 2 ed. Frederico Westphalen: Grafimax, 2011.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. 10ª Edição São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2004.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Edição

Seção

Artigos