MARKETING DIGITAL: ANÁLISE DO CANAL PRI LEITE YOGA

Autores

  • Felipe Marrocos Magalhães Centro Universitário UNIESP
  • Alessandro Pinon Leitão Centro Universitário UNIESP
  • Antonia Lucineide F. De Lima Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O amplo acesso à internet gera uma gama de possibilidades por meio do ambiente digital, facilitando a disseminação dos mais diversos tipos de conteúdo, possibilitando, por exemplo, que pessoas em qualquer lugar do mundo que possuam acesso à internet, obtenham acesso a vídeos com instruções de como praticar aulas de ioga, rompendo completamente a barreira física que existe dentro de uma sala de aula tradicional. Assim surge o questionamento: Como a cultura do bem-estar se transforma em um negócio a partir da cibercultura? Este artigo científico tem por objetivo analisar o conteúdo do canal Pri Leite Yoga na plataforma Youtube por meio de uma tipologia qualitativa com métodos de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre (2009), contando com três entrevistas semiestruturadas que serão confrontadas como forma de esclarecer as impressões observadas da visão da produtora do conteúdo e de dois usuários que consomem esse conteúdo. Para fundamentar recorre-se aos conceitos da evolução das TICs e da cibercultura com autores como Alvin Toffler, André Lemos e Pierre Lévy. Conceitos também sobre a evolução do marketing com autores como Philip Kotler e Adolpho Vaz. O último ponto da fundamentação trás noções atuais do universo do Youtube fundamentado pelo autor Claudio Torres com dados relevantes de 2020 da pesquisa global da We are social realizada pela empresa Hootsuite. O resultado da análise permite compreender que as estratégias utilizadas pela produtora do canal atingem seu objetivo de promover o bem-estar aos usuários no fomento ao autocuidado, e apesar de não haver investimentos em anúncios publicitários (ads), se mostra uma atividade rentável para a produtora.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos