APLICAÇÃO DO DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE (QFD) EM UMA EMPRESA DE GESTÃO DE SERVIÇOS
Autores
Rafael Braga Rodrigues
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Luciane Albuquerque Sá de Souza
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
Com o aumento da exigência dos consumidores no que diz respeito à qualidade em produtos e serviços, vê-se como resultado um crescimento exponencial da competição empresarial. Na busca pela maior fatia do mercado, agora pulverizado, em reflexo – e talvez como única alternativa – as empresas encontraram na Qualidade um meio para sua sobrevivência neste novo contexto. A Qualidade tornou-se então uma ferramenta estratégica, mas mais do que praticada, ela precisa ser percebida. Esta percepção deve partir não somente daqueles que a fazem, mas principalmente do mercado consumidor. Logo, sabendo que a competitividade de uma organização está diretamente ligada à capacidade de conhecer seus clientes, ouvi-los passa a ser a melhor maneira de identificar e atender suas demandas, através de melhores produtos e serviços. Fato este já evidenciado nas primeiras teorias, desenvolvidas por autores como Juran (2001) e Crosby (1995), os quais tinham o cliente figurando no centro das suas definições de qualidade.