UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO PEDAGOGICO COGNITIVO NUMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Luiz Florival CIPRIANO Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Odilon Carreiro de ALMEIDA NETO Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • José Martinho de Albuquerque SILVA Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Marcelle Afonso Chaves SODRÉ Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Márcia Suzana Dutra de ABREU Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Vladyr Yuri Soares de Lima CAVALCANTI Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

A experiência em sala de aula, na busca de novas metodologias no ensino aprendizados dos alunos, iniciou no segundo semestre de 2003 na escola pública estadual de Santa Cantarina, E. E. B. F. H. (Escola de Educação Básica Frederico Hardt), município de Indaial. A escolha dos alunos no último ano desta escola pública adotou-se o critério destes alunos estarem numa fase de decisão da sua formação. Igualmente, nessa é fase que a leitura do universo do saber deve ser ampliada. A caminhada até os conceitos, iniciando com o sincretismo foi de grande valia para mediar à construção de um conhecimento de extrema importância ao aprendizado do aluno. A mediação na produção de conceitos e conhecimentos através das idéias de Vygotsky foi de fundamental importância nessa fase do projeto.  A escolha do tema também se deu em função da necessidade em buscar alternativas e desafios para as práticas educativas, e consequentemente se utilizar da pesquisa para conseguir atingir os objetivos inerentes à pesquisa. A sua conceituação em sala de aula, bem como, o seu ciclo de desenvolvimento serão discutidas e apresentadas nos escritos. A noção de professor a partir de sua relação com a pesquisa também será abordada no trabalho. Faz-se necessário consultar a parte legal da prática e, para isto, se busca na proposta curricular de SC, amparo legal para execução da idéia. O presente trabalho é o início da construção de uma nova fase na docência do autor na constante busca de soluções para, através a Educação, adotar novas metodologias sugeridas em aplicar no cotidiano acadêmico dos alunos envolvidos.

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Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

Artigos