ALTERNATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Resumo
A iniciação científica em sala de aula é uma estratégia de ensino que possibilita uma relação docente-discente mais voltada para a busca de um conhecimento mais significativo para o futuro exercício da profissão. Esta técnica foi desenvolvida em vários semestres do curso de Engenharia Civil e objetivou a produção de trabalhos, para serem apresentados no Fóruns, Congressos, etc. Os trabalhos contemplaram variados temas, desde patologias no concreto, planilhas de cálculo de elementos estruturais até utilização de resíduos no concreto. A participação dos estudantes, iniciou-se com a fundamentação teórica, coleta de dados, interpretação dos resultados e produto final. O empenho e interesse dos acadêmicos foi um dos pontos positivos deste tipo de atividade. A consciência de que temos que ir além da sala de aula, para ter uma formação mais completa, ficou bem esclarecida para os acadêmicos envolvidos. O resultado significativo desta estratégia de ensino, foi o interesse dos estudantes em participar em eventos fora da instituição.