ASSISTÊNCIA TÉCNICA COMO POLÍTICA PÚBLICA: O CASO DO ESCRITÓRIO PÚBLICO DE SALVADOR
Autores
Jakeline Silva dos Santos
Instituto de Educação superior da Paraíba
Thaís Sales Gonçalves
Universidade Federal da Bahia
Resumo
Decorridos cinco anos da promulgação da Lei da Assistência Técnica Pública e Gratuita (Lei federal nº11.888/2008), poucos são os municípios brasileiros que avançaram na sua aplicação. O Escritório Público da Prefeitura de Salvador fornece assistência técnica gratuita para o projeto de construção, reforma e ampliação de Habitação de Interesse Social. Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento do Escritório Público de Salvador no que tange à afetiva aplicação da citada lei, bem como ao real alcance dos objetivos a que se propõe. Para isso, traz um breve histórico do Escritório, explana sua metodologia de atendimento e de produção, identifica parcerias, expõe objetivos alcançados, além de suas dificuldades e limitações. A análise crítica é feita sob os olhares de duas arquitetas urbanistas (autoras) que se propuseram a colaborar voluntariamente nas atividades do escritório como parte de seus estudos sobre Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade. Preocupando-se com a eficácia do serviço prestado em termos de política habitacional, as considerações lançadas buscam colaborar com a metodologia estabelecida no Escritório e traçar diretrizes que possam equalizar as lacunas encontradas, a fim de alcançar uma experiência bem sucedida, possível de ser replicável em todo o país.