UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO: O CASO DO ATENDIMENTO COMERCIAL DA TV CABO BRANCO

Autores

  • Vanessa Adelino de Oliveira Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Rodrigo Gonçalves Lucena Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

O presente trabalho teve o propósito de analisar as estratégias de marketing de relacionamento na empresa do ramo de comunicação, a Televisão Cabo Branco, afiliada a Rede Globo, localizada na cidade de João Pessoa. Para esta análise foram traçados objetivo geral e específico, bem como metodologia de pesquisa. O objetivo geral é analisar a importância das ações de marketing de relacionamento no departamento comercial da TV Cabo Branco. O referencial teórico seguiu a lógica: marketing; satisfação e retenção do cliente; composto de marketing; marketing de relacionamento, com seus conceitos e demais elementos indispensáveis para o compreensão do tema; estratégias necessárias para o sucesso no relacionamento da empresa com o cliente e por fim, a aplicação da entrevista. No decorrer do desenvolvimento deste artigo, observou-se que, as empresas, para aumentar sua lucratividade e reter clientes, devem priorizar pelo investimento em marketing de relacionamento, visto que, os custos com conquista de um cliente são muito mais altos que os custos com a retenção dos clientes na organização. Diante disto, entende-se que é de suma importância buscar fidelizar os clientes, uma vez fidelizado o mesmo é garantia perdurável na organização. Assim, buscou-se, de forma metodológica, por meio da utilização de ferramenta de pesquisa, denominada entrevista com nove perguntas, resultados para a presente pesquisa, de forma que se desenvolvesse o estudo com o maior possível de exatidão, embasando- se, além dos fatos reais em diversos autores que sobre o assunto. 

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Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos