APLICAÇÃO DO MÉTODO ORGANIZATIONAL KNOWLEDGE ASSESSMENT - OKA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA

Autores

  • Elaine Cristina de Brito Moreira Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

O presente estudo diagnostica a Gestão do Conhecimento em uma instituição de ensino superior da Paraíba, por meio da aplicação do método Organizational Knowledge Assessment - OKA, considerando a sua importância nas organizações, atribuída em vários estudos em diversas empresas, tanto públicas como privadas, em âmbito nacional e internacionalmente. O objetivo geral da pesquisa foi de verificar o grau de maturidade da Gestão do Conhecimento na instituição estudada, como também identificar a existência de um Programa de GC na organização. A metodologia utilizada a partir do OKA consistiu da aplicação de um questionário aos dirigentes da instituição, contendo 205 questões, das quais pôde-se inferir sobre a Gestão do Conhecimento examinada sob três elementos essenciais da GC, tais como, Pessoas, Processos e Sistemas. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que a instituição estudada adota a Gestão do Conhecimento e se preocupa em manter a sua qualidade e melhoria, levando em consideração as diversas dimensões distribuídas nos três elementos destacados. 

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Publicado

2017-03-22

Edição

Seção

Artigos