A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A VISÃO DE PROFESSORAS E CUIDADORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Catharine Leite Menezes Centro Universitário UNIESP
  • Francisca de Sousa Moura Filha Centro Universitário UNIESP
  • Estêvão Domingos Soares de Oliveira Centro Universitário UNIESP

Resumo

Nos últimos anos, muitas têm sido as discussões sobre educação inclusiva e a necessidade de se efetivar no ensino brasileiro essa inclusão. Apesar disso, e das políticas públicas criadas para garantir a inserção e permanência dos sujeitos com necessidades especiais na sala de aula, sabemos que muito ainda precisa ser feito no âmbito educacional, para que a inclusão aconteça de maneira integral. Partindo dessas considerações, o estudo investigou professoras e cuidadoras que atuam em uma escola pública de Ensino Fundamental I, no Município de Campina Grande, Paraíba, a fim de analisar a formação dessas profissionais, no que diz respeito à educação inclusiva; identificar quais são as concepções desses sujeitos sobre inclusão escolar; como também quais as maiores dificuldades e possíveis soluções encontradas por eles para efetivação da prática inclusiva. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário com cuidadoras e professoras; submetemos os dados obtidos à análise; por fim, evidenciamos os resultados. Como aporte teórico, recorremos às contribuições de Azanha (2006); EPD (2015); Freitas (2007); Gotti (1998); LDB (1996); Medrado (2016); Medrado e Celani (2017); entre outros. A pesquisa revelou que é necessário um maior investimento em formação continuada para educação inclusiva, revelou também que professoras e cuidadoras concebem a inclusão escolar sob diferentes aspectos e apresentam dificuldades parecidas para efetivar a prática da inclusão de maneira eficaz. Como sugestões de alternativas, uma das mais citadas pelos sujeitos da pesquisa foi a necessidade de formação continuada, infraestrutura e recursos pedagógicos adequados.

 

Palavras-chave: Educação inclusiva; formação de professor; ensino fundamental.

Biografia do Autor

Catharine Leite Menezes, Centro Universitário UNIESP

Graduada em Licenciatura em Pedagogia vinculada ao UNIESP Centro Universitário.

Francisca de Sousa Moura Filha, Centro Universitário UNIESP

Graduada em Licenciatura em Pedagogia vinculada ao UNIESP Centro Universitário.

Estêvão Domingos Soares de Oliveira, Centro Universitário UNIESP

Mestre em Informática vinculado ao UNIESP Centro Universitário. E-mail:

Referências

AZANHA, José Mário Pires. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: SENAC. 2006.

FREITAS, Alexandre Simão. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade. In: FERREIRA, Andrea Tereza Brito. ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores. 1 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 11-33.

BRASIL (1994). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE.

Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

_________. (1996). Ministério da Educação e do Desporto Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.

GOTTI, M. O. (1998). Integração e inclusão: nova perspectiva sobre a prática da educação especial. Em M. Marquenzine (Org.), Perspectivas multidisciplinares em educação especial (pp.365-372). Londrina: Ed. UEL.

MEDRADO, B.P. Formando professores para incluir: Contribuições da Linguística Aplicada. In: A Linguística Aplicada no Brasil: Rumos e Passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 263-284.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. In: Teoria e Prática Científica. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos