A importância do Marketing para o Agronegócio do Brasil
André Luiz de Sousa Felisberto
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Daniel Vitor da Silveira Costa
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Jamille Carvalho Queiroz de Sousa
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Germana Samara da Silva A. Bezerra
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
O objetivo deste artigo é conceituar o Marketing relacionando o mesmo com o setor do agronegócio. Com o desenvolvimento do estudo percebe-se que existe literatura escassa relacionado ao tema específico Marketing para Agronegócio. Mesmo na década atual o Brasil sofrendo com uma baixa no PIB ocasionando um espelho de retração econômica, verifica-se um crescimento substancial deste setor, onde alguns anos apontam com mais de 15% de aumento na produtividade relacionado a todos os segmentos da área de Pecuária, Agricultura e Economia do setor. Muitos produtos são desenvolvidos com pouca expressividade de atuação específica do Marketing para o segmento. Este trabalho procura despertar aos operadores dos dois segmentos estudados, Marketing e Agronegócio, a importância de relacionar e potencializar os dois fatores. A metodologia básica aplicada foi a pesquisa e levantamento bibliográfico. Por fim verifica-se que o agronegócio é um dos poucos setores que possuem margem de crescimento acima de 10%, colaborando para uma melhor condição de sustentabilidade econômica nacional. Percebe-se também que existem ainda modestos estudos entre Marketing e Agribusiness. Ao final do estudo recomenda maior investimento sobre o tema proposto, bem como qualificação com tema de mercadologia para todos os que estão envolvidos no setor de Agricultura, Pecuária e afins.