A IMPORTÂNCIA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SAÚDE BUCAL – REVISÃO DE LITERATURA
Erika Lira Oliveira
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Sabrina Gonçalves Riatto
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Andrê Parente Sá Barreto Vieira
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Giovana Carvalho
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Matheus Fonseca
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Victória Guedes
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Jackeline Pereira
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Kaionara Rocha
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, possibilitando ações de promoção e prevenção em saúde bucal, pois o período escolar é um momento da vida em que a criança se encontra mais apta a agregar conhecimentos, agindo, dessa forma, o professor, como modelador de comportamentos na saúde da criança, pelo contato diário durante longo período de tempo. Objetivo: Buscou-se fazer um levantamento bibliográfico de 2000 a 2018 sobre o conhecimento e atitude dos professores do ensino fundamental sobre saúde bucal. Conclusão: A maioria não possui conhecimentos específicos suficientes para realizar um trabalho de educação em saúde bucal com seus alunos. Sendo necessário fornecer subsídios teórico-práticos a esses educadores para que possam tratar de tais conteúdos de forma adequada e eficiente, estimulando a adoção de novas estratégias e a formação continuada, mediante um trabalho multiprofissional que envolva a participação ativa dos Cirurgiões-Dentistas e dos professores do ensino fundamental.