A IMPORTÂNCIA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SAÚDE BUCAL – REVISÃO DE LITERATURA

  • Erika Lira Oliveira Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Sabrina Gonçalves Riatto Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Andrê Parente Sá Barreto Vieira Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Giovana Carvalho Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Matheus Fonseca Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Victória Guedes Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Jackeline Pereira Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Kaionara Rocha Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, possibilitando ações de promoção e prevenção em saúde bucal, pois o período escolar é um momento da vida em que a criança se encontra mais apta a agregar conhecimentos, agindo, dessa forma, o professor, como modelador de comportamentos na saúde da criança, pelo contato diário durante longo período de tempo. Objetivo: Buscou-se fazer um levantamento bibliográfico de 2000 a 2018 sobre o conhecimento e atitude dos professores do ensino fundamental sobre saúde bucal. Conclusão: A maioria não possui conhecimentos específicos suficientes para realizar um trabalho de educação em saúde bucal com seus alunos.  Sendo necessário fornecer subsídios teórico-práticos a esses educadores para que possam tratar de tais conteúdos de forma adequada e eficiente, estimulando a adoção de novas estratégias e a formação continuada, mediante um trabalho multiprofissional que envolva a participação ativa dos Cirurgiões-Dentistas e dos professores do ensino fundamental.
Publicado
2019-01-21
Seção
Artigos