ESTUDO COMPARATIVO DE PAVIMENTO RÍGIDO X PAVIMENTO FLEXÍVEL ATRAVÉS DA ANÁLISE DE SOLO NA PB 008

Autores

  • Luiz Florival Cipriano
  • Raynner Cristhofer Santos Lima
  • Kelen Cristina Crivelaro Silvestre

Resumo

Atualmente, as baixas condições da malha rodoviária do Brasil têm se tornado um ambiente de muitas pesquisas em relação à qualidade dos pavimentos e principalmente a discussão sobre o melhor tipo de pavimento para ser utilizado em uma região, o pavimento flexível ou o pavimento rígido. Os dois pavimentos possuem características distintas, sendo hoje, o pavimento flexível por seu baixo custo de implementação comparado ao pavimento rígido, o mais utilizado no Brasil. Porém essa escolha tornou a malha rodoviária mais vulnerável as condições ambientais de temperatura junto a um considerável aumento no tráfego de veículos nas rodovias brasileiras. O tipo de solo daquela região pode influenciar diretamente na escolha do tipo de solo, ou seja, um estudo bem elaborado sobre o solo pode ajudar a diagnosticar e tratar de forma eficaz e ajudar na eficiência dos pavimentos utilizados na malha rodoviária do Brasil. Neste trabalho foi desenvolvido um estudo especifico sobre a tipologia do solo da Rodovia PB 008 e sua influência na análise e desenvolvimento de uma comparação sobre qual o melhor tipo de pavimento para ser implementado naquela região, levando em consideração a viabilidade socioeconômico, o impacto do tipo de solo para a construção da rodovia e o fluxo de veículos na rodovia. Para chegar às considerações finais foram feitos vários ensaios regidos por norma para distinguir o tipo de solo, sua granulometria, sua eficiência quanto à umidade e sua plasticidade. Nos resultados foi diagnosticado que o tipo de solo daquela região é composto majoritariamente por areia do tipo fina, tendo mudança na coloração e uma pequena quantidade de argila na sua composição em um dos pontos onde foram coletadas as amostras.

 

Palavras-chave: pavimento; solo, malha rodoviária; PB 008; rodovias.

 

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Publicado

2022-09-26

Edição

Seção

Artigos