Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Direito do IESP?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1.A Revista Direito aceita para publicação artigos inéditos na área  Jurídica, com foco em áreas afins, que não sejam submetidos a outras publicações.

2. A publicação dos artigos fica condicionada à aprovação pelos pariceristas e, caso sejam necessárias, executada as mudanças/correções propostas. Considera-se na avaliação a originalidade do tema, a forma de abordagem, a contribuição para a área da Revista e concordância com a linha editorial. Serão mantidos em sigilo os nomes dos pareceristas, bem como dos autores perante os mesmos.

3. Os artigos serão analisado por, no mínimo, 2 avaliadores.

4. As publicações poderão ser:

4.1. Artigos Científicos/Técnicos: são trabalhos cujos resultados decorreram de informações concretas de dados obtidos experimentalmente ou coletados da literatura ou de outras fontes fidedignas. Deve ser apresentado em texto com, no máximo, 15 páginas, considerando o espaçamento simples entre linhas, podendo conter tabelas e figuras (gráficos e fotos).

4.2. Artigos de Revisão: são considerados artigos de conteúdo especial cuja relevância se enquadra na necessidade de base literária completa de um determinado tema. Deve ser apresentado em texto com, no máximo, 20 páginas considerando o espaçamento simples entre linhas, podendo conter tabelas e figuras.

5. Para submissão deve-se observar:

5.1 Mínimo de 8 páginas considerando a seguinte formatação:Fonte Californian FB, tamanho 10 pts, justificado, espaçamento simples; Papel formato A4 (210mm x 297mm); Margens: Superior 25mm, inferior 25mm, esquerda 20mm e direita 20mm; primeira linha de cada parágrafo deve ter endentação de 10mm.

5.2. Corpo do texto formatado em duas colunas, de mesma dimensão (8,00cm de largura), mantendo a separação de 1,0cm entre elas.

5.3. Textos redigidos em língua portuguesa, com resumo em português.

5.4. Notas de rodapé não são aceitas. Os artigos devem ser remetidos em formato compatível com o MS Word, Open Office ou RTF.

5.5. As equações devem ser digitadas no editor de equações. Quando apresentadas na sequência normal do texto, ser representadas em linhas.

5.6. Quando as equações estiverem destacadas dos parágrafos, seguir o alinhamento do parágrafo (1,00 cm), com a numeração sequencial, colocada entre parênteses, na extremidade direita da linha, junto à margem.

5.7. No texto a indicação das figuras será feita da seguinte forma: "... a Eq. 1 é utilizada para...".

5.8. Inserir as figuras o mais próximo possível do texto que as cita, podendo ser coloridas ou em níveis de cinza. As figuras devem ser centralizadas, iniciada pela legenda e numerada na ordem de ocorrência no texto. A legenda inicia com a palavra “Figura”, parágrafo alinhado na margem esquerda e justificado. A fonte no tamanho 9 pts, com a palavra Figura e a numeração em negrito; separados do texto da legenda por um hífen. Após a figura citar a fonte de onde esta foi retirada, precedida da palavra “Fonte:”, em negrito, bem como, referenciá-la de forma completa na seção Referências.

5.9. Inserir as figuras preferencialmente numa única coluna, tendo largura máxima de 7,75 cm. Caso a figura seja maior do que a coluna, ela pode ser inserida usando o espaço das duas colunas, com largura máxima de 16 cm.

5.10. No caso de tabelas pode-se também considerar o uso de uma ou duas colunas, conforme a necessidade. Colocar a legenda na parte superior, seguindo as demais especificações usadas para as figuras, incluindo as larguras máximas para o caso de uma e/ou duas colunas. Inserir a fonte da tabela no rodapé da mesma. Neste também podem ser inseridas eventuais notas ou informações relevantes referentes à tabela.

5.11. Resumo: O resumo deve conter entre 150 e 200 palavras, podendo apresentar de 3 a 5 palavras chaves.

5.12. Introdução  – destacar a relevância da pesquisa, inclusive através de revisão de literatura, com no mínimo 2 e no máximo 3 páginas. Não devem existir equações, tabelas, figuras nem texto teórico básico sobre determinado assunto, mas sim, referentes aos resultados de pesquisa. Apresentar no último parágrafo o objetivo.

5.13. Material e Métodos  -  Conter inicialmente uma caracterização sucinta da área de estudo e posteriormente descrever, em etapas, os procedimentos adotados para o levantamento e a análise dos dados, deixando claros os métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa utilizados.

5.14. Resultados e Discussão – Conter a descrição e a análise dos dados, reportando-se ao referencial teórico. Este item poderá ser dividido em subitens para ter um melhor entendimento.

5.15. Conclusões - ser numeradas e escritas de forma sucinta, isto é, sem comentários nem explicações adicionais, baseando-se apenas nos resultados apresentados. Não devem possuir abreviaturas e basear-se nos objetivos definidos na introdução.

5.16. Agradecimentos (facultativo) com no máximo 5 linhas, referenciando instituições e órgãos de fomento à pesquisa.

5.17. Referências – em conformidade com a ABNT NBR 6023:2002.

5.20. Literatura Citada - ter no mínimo 50% de citações de periódicos, sendo pelo menos 40% dos últimos dez anos. Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, buscar as referências originais.

5.21.O trabalho deverá ter no mínimo 12 e no máximo 25 referências bibliográficas.

5.22. Remeter o trabalho em formato compatível com o MS Word, Open Office ou RTF.

6. Os trabalhos são enviados em texto corrido  através da página da revista (http://www2.fpb.edu.br/revista/index.php/re-cc/index). Para envio e acompanhamento do texto é necessário cadastrar-se na área de acesso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.