LIGHTBOT COMO APOIO AO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Antonia Lucineide F. De Lima Unipê
  • Ian Lucas Oliveira Nunes Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Alessandro Pinon Leitão Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

Percebe-se que nos últimos anos a tecnologia e novas formas de acesso à informação tem sido alvo de inúmeros estudos, no entanto, mesmo muito se ouvindo falar em acesso rápido a informação e conhecimento aspectos relacionados a dificuldade de aprendizagem dos alunos em todas as áreas também é alvo de muitas inquietações, onde as instituições buscam soluções para a facilitar a aprendizagem de uma forma mais rápida e mais interativa, e uma destas soluções é a utilização de jogos no ambiente educacional, que muito tem contribuído pra uma aprendizagem significativa. Sendo um desses jogos o Lightbot, que foi criado por um estudante da Universidade de Waterloo, Danny Yaroslavski, e foi desenvolvido com a estrutura OpenFL/Lime framework (Programming Language:HAXE) objetivando auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do educando em todos os níveis. Neste contexto esse trabalho tem como objetivo analisar como o Lightbot serve de subsídio para o processo de ensino-aprendizagem de maneira eficiente e eficaz. Os procedimentos metodológicos seguem a pesquisa qualitativa de teor interpretativo. Com os resultados obtidos conclui-se que ao utilizar do Lightbot proporciona-se uma forma dinâmica e prazerosa de complementar o processo de ensino-aprendizagem tradicional, servindo de suporte ao professor enquanto motivador do processo de construção do conhecimento, obtendo-se notáveis avanços intelectuais e sociais dos alunos.

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Artigos