REALIDADE AUMENTADA AUXILIANDO O PROFESSOR COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Antonia Lucineide F. De Lima Unipê
  • Ian Lucas Oliveira Nunes Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Wellington Cavalcanti de Araújo Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

Com o crescente aumento do poder computacional, está tornando possível criar aplicações cada vez mais “pesadas”, devido ao alto poder de processamento gráfico que vem sendo disponibilizado nos computadores a preços acessíveis. A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que surgiu no início da década de 1990, passando a ser estudada e popularizada a partir da década de 2000, desde então inúmeros benefícios tem sido associado a tal tecnologia, inclusive no campo educacional. O trabalho tem como objetivo reunir informações sobre o que é a RA, mostrando seus principais pontos, indicando ainda o que pode ser usado por professores do ensino básico como sendo uma excelente ferramenta de apoio para a transmissão de conteúdo aos alunos, mostrando ferramentas já existentes na área com RA. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico a fim de reunir informações sobre os diferentes tipos de sistemas de RA e conhecimento sobre a tecnologia da RA e identificar as possibilidades de aplicação no ensino básico. Conclui-se que a Realidade Aumentada (RA) pode contribuir de maneira assertiva para o processo de ensino- aprendizagem desde as séries iniciais, haja vista que a Realidade Aumentada não exige conhecimento especializado em programação ou modelagem, subsidiando o processo de alfabetização por meio de ferramentas e recursos de interação humano computador de forma eficiente e eficaz.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Artigos