Barragens: Aspectos Legais, Técnicos e Socioambientais

Autores

  • Williams da Silva Guimarães de Lima Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Gilmara Dannielle de Carvalho Rocha Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Rodrigo Perez de Castro Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Wallacy Roberto de A. Cunha Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Alania Kallyne Teixeira Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Darah Maria Tavares da Costa Instituto de Educação Superior da Paraíba

Resumo

Muitos são os relatos sobre diversos tipos de atividades práticas no campo e seus papéis didáticos, relacionando-as com várias disciplinas. Em se tratando deste tipo de atividades são levadas em consideração as suas tipicidades, tais como, as saídas de campo ilustrativa, indutiva, motivadora, treinadora e investigativa. Estas propostas de trabalho, favorecem atividades investigativas constantes, pois a partir dos temas que vão sendo abordados, os educadores e educandos têm a possibilidade de fazer a inter-relação entre a teoria e, sua aplicação no cotidiano. No entender de muitos profissionais da educação, este tipo de atividade cumpre um papel de fundamental importância no aprendizado dos docentes e discentes. As atividades ligadas a atividades prática de campo devem ser eminentemente práticas investigativas, direcionando os discentes para aquisição de uma metodologia, que propicie um conhecimento globalizado determinada área de estudo com uma visão abrangente em diversos aspectos da paisagem, não devendo consistir em uma mera exposição de processos e fenômenos estanques. Deve ser considerada como um cenário de geração, problematização e crítica do conhecimento, onde os conflitos entre o real e as ideias ocorrem com toda a intensidade, permitindo aos envolvidos se posicionar perante o saber teórico e a realidade vigente, desmistificando conhecimento científico e construindo um saber mais próximo do seu cotidiano. Este tipo de atividade é fundamental para o aluno observar e interpretar a região onde vive e trabalha, produzindo seu próprio conhecimento, adquirindo competência para tornar-se um agente transformador em seu meio. O presente projeto tem objetiva propor aos discentes dos Cursos do Instituto de Educação Superior da Paraíba/IESP, um roteiro didático para que os envolvidos busquem desenvolver habilidades intelectuais e metodológicas para posteriormente aplicar em suas atividades profissionais, focalizando aspectos multidisciplinar sobre os mais variados aspectos das ciências e suas inter-relações com os outros saberes, propondo roteiro preestabelecido por equipe docente.

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Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Artigos