SERVIÇOS DE STREAMING E A POPULARIZAÇÃO DE DRAMAS ASIÁTICOS POR FÃS BRASILEIROS
Dennisy Silva de Figueiredo
Universidade Federal da Paraíba
Hercilio de Medeiros Sousa
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Resumo
Para verificar as práticas midiáticas em âmbito global, foi realizada uma investigação sobre os principais meios utilizados pela audiência e sua relação/forma de consumo com séries ficcionais asiáticas com enfoque para a categoria de Dramas de Tv. Busca-se dessa maneira, ampliar os horizontes da investigação sobre a relevância de intermediar e acolher os fãs em um contexto de interpretação cultural.Dramas de TV é um termo utilizado para designar o formato de vídeo televisivo que abrange as ficções seriadas produzidas pelas indústrias televisivasdo Leste e Sudeste Asiático.A origem dos dramas asiáticos encontra-se no Japão pós-guerra, acompanhando o surgimento da Tv japonesa em 1953. O termo utilizado “Drama de Tv”, de acordo com a Cultura do Oriente, refere-se ao formato da produção, que é subclassificada de acordo com o gênero. Atualmente, os dramas televisivos sãodominantes no mercado de entretenimento de massa na maioria das regiões da Ásia, é tido como algo vital culturalmente e que vem sendo exportado para diversos lugares, incluindo o Brasil, através de aplicativos e sites, além dos fóruns criados pelos fãs, que realizam projetos de tradução, distribuição e promoção do Dramas.